GERONTOLOGIA


Chegar aos 80 anos já é uma realidade para muitas pessoas, porém o importante não é apenas acrescentar mais anos à vida, mas sim qualidade de vida aos anos vividos!

A adoção de hábitos de vida saudáveis ao longo da vida sugere uma velhice orientada e cuidada. A pergunta que se faz é: “Desde quando precisamos iniciar os cuidados com nossa saúde física e mental para desfrutar de uma velhice bem-sucedida?”

A resposta é que não existe uma idade cronológica para começar a se cuidar, prevenir agravos com a saúde e promover um envelhecimento saudável.
A Gerontologia dedica-se ao estudo do envelhecimento humano e as mudanças típicas que ocorrem na fase da velhice.

O profissional Gerontólogo é especialista neste tema e atua na melhoria da qualidade de vida das pessoas em processo de envelhecimento, dos idosos e de suas famílias, desenvolvendo trabalhos nos âmbitos da prevenção de doenças e promoção da saúde.

Os Serviços Gerontológicos oferecem a você atendimentos individuais, em grupos e domiciliares com orientações sobre diabetes, hipertensão, prevenção de quedas, depressão, doença de Alzheimer, falhas de memória, velhice bem-sucedida e outros temas que proporcionarão a você o melhor caminho para envelhecer com saúde.

Projetos e Cursos na área da Gerontologia são oferecidos a Empresas, Serviços Sociais e de Saúde que atendem o público em geral e idosos.

Atenção Gerontológica

Atendimentos individuais e domiciliares que possibilitam a investigação das necessidades físicas, emocionais e sociais do idoso e de sua família. A partir disso, são realizadas orientações, apoio às resoluções de conflitos familiares ligados aos cuidados e encaminhamentos.

Apoio aos Familiares e Cuidadores

A doença de Alzheimer é uma das demências que mais acometem os idosos. Os cuidados oferecidos pelos familiares e cuidadores podem ser mais difíceis em alguns momentos, gerando desgastes físicos e emocionais. Por isso, o apoio e o acesso às informações sobre a doença são importantes para aqueles que lidam diretamente com o cuidado.

Atendimentos em Grupos

Atendimentos em Grupos permitem às pessoas esclarecer dúvidas sobre determinadas doenças e compartilhar situações pela troca de experiência. São oferecidos grupos de diabetes, hipertensão, memória, envelhecimento e qualidade de vida, entre outros.

Projetos Gerontológicos

Palestras, Oficinas, Programas e Projetos sociais e de saúde sobre o tema do envelhecimento e da Gerontologia; Cursos de Aprimoramento para Profissionais e de Formação de Cuidadores de Idosos; Programas de Pré-Aposentadoria que oferecem suporte aos funcionários quanto sua reorganização social e familiar.

KARINA L. FLAUZINO

Gerontóloga

Reg.: ABG 000092/ USP


0 comentários:

Postar um comentário