Dia Nacional de Combate a Hipertensão


O dia 26 de abril é uma data para pensarmos 
em como anda nossa Pressão Arterial.

Caracteriza-se Hipertensão quando a pressão arterial atinge valores iguais ou superiores a 14 por 9. Em uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, cerca de 23% dos adultos brasileiros possuem hipertensão. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão estima-se que 50% dos idosos e 5% das crianças e adolescentes são hipertensos.

Mas porque a Hipertensão é tão prejudial?
A pressão alta causa sérios danos ao nosso organismo, como o coração, rins e cérebro. Os vasos do sistema circulatório são lesionados quando recebem uma alta pressão sanguínea, tornando-os endurecidos e estreitos, podendo levar ao seu rompimento ou entupimento. Quando o vaso sanguíneo se rompe ou entope no coração pode levar ao desenvolvimento de angina e ocasionar infarto, no cérebro pode ocasionar o derrame cerebral ou acidente vascular celebral (AVC).

Quais são os sintomas da Hipertensão?
Atenção!! A hipertensão é uma doença que não apresenta sintomas, por isso é importante que você verifique sua pressão arterial periodicamente.

O que podemos fazer para evitar a Hipertensão?
- Monitore regularmente sua pressão arterial;
- Mantenha uma alimentação saudável
   (evite açúcares, doces, alimentos gordurosos e industrializados, sal)
- Pratique atividade física regularmente;
- Controle o estresse;
- Não fume.

E quem já tem Hipertensão?
A hipertensão é uma doença crônica que não tem cura, exigindo do hipertenso um monitoramento constante para evitar possíveis complicações. É possível viver normalmente com a Hipertensão, desde que seja adotado medidas para o seu tratamento, podendo ser farmacológico (uso de remédios) e não farmacológico (reeducação do estilo de vida).

E você? Como está sua pressão arterial hoje?




Nutricionistas, Psicóloga, Gerontóloga e Fisioterapeuta Estética


0 comentários:

Postar um comentário