Alimentação do idoso

Cada pessoa envelhece no seu ritmo e por esse motivo não é possível comparar duas pessoas que tem a mesma idade em anos, pois uma pode aparentar mais jovialidade, melhores condições físicas ou mentais que a outra.
O envelhecimento é um processo natural no ciclo vital. Para ter um envelhecimento saudável é importante estar atento a vários fatores, entre eles a ALIMENTAÇÃO.
É importante ressaltar que o envelhecimento provoca modificações estruturais e funcionais no organismo, entre elas, diminuição da sensação do sabor, do olfato, da saliva e dos dentes (muitas vezes utilização de próteses), que levam a alteração da sensibilidade ao gosto dos alimentos e redução da capacidade de mastigar e engolir os alimentos. Também temos a diminuição de secreções no trato gastrointestinal, responsáveis pela má digestão e má absorção de nutrientes (vitaminas, minerais, carboidratos, gorduras e proteínas).
Todas essas alterações podem comprometer a saúde dos idosos, levando-os a apresentar problemas relacionados à má nutrição.
Nesta fase é de suma importância que seja feita uma rigorosa avaliação nutricional e o correto acompanhamento para que os alimentos oferecidos sejam ricos do ponto de vista nutricional.
Consulte uma nutricionista!

Fernanda da Silva
Nutricionista



0 comentários:

Postar um comentário