Dança Sênior

A Dança Sênior é uma dança específica para idosos originada em 1993 no Brasil, reunindo a nível nacional dirigentes que proporcionam maior qualidade de vida para os participantes. Com movimentos suaves, passos curtos e ritmos contagiantes a Dança Sênior oferece muitos benefícios para a saúde do idoso e daqueles em processo de envelhecimento, melhorando a flexibilidade, agilidade e coordenação.

A Dança Sênior foi criada em 1974 a partir da idéia de um grupo de pedagogos sociais da Alemanha, liderado por Ilse Tutt, que começaram a desenvolver atividades com idosos em Ancianatos. Em 1977 foi fundada a Federação Nacional da Dança Sênior da Alemanha, difundindo a Dança Sênior por toda a Europa. A principal missão da Dança Sênior é "promover saúde e qualidade de vida a pessoas da terceira idade através de exercícios físicos e atividades sociais de integração".

Dentre os benefícios da Dança Sênior, destacam-se: melhor coordenação motora, maior segurança através do domínio do corpo, melhor circulação sanguínea prevenindo problemas cardiovasculares, maior capacidade cognitiva por meio da memorização de passos e manutenção da capacidade intelectual.

A música estimula movimentos espontâneos até mesmo daqueles que não possuem nenhuma experiência em dança. As coreografias são realizadas em círculos, permitindo abertura para a comunicação social, e também, pode ser realizada sentada e em pé, integrando os participantes com restrições de mobilidade.

Dança Sênior em Salto
A partir do dia 26 de janeiro de 2011, todas às quartas-feiras, das 15h00 às 16h00 na Sede Social do Grupo Saltense da Melhor Idade, localizado na Rua Rui Barbosa, nº 865, Centro, Salto/SP.




Foto: Apresentação de Dança Sênior Sentada realizada no CRAS Saltense com idosos participantes da Oficina de Memória, 2010.






Para mais informações sobre a Dança Sênior consulte: http://www.portalbethesda.org.br/


KARINA DE LIMA FLAUZINO
Gerontóloga e Dirigente de Dança Sênior

0 comentários:

Postar um comentário