Atividades Socioeducativas para Idosos

As atividades socioeducativas voltadas para o público idoso consistem em abordar temas relacionados ao processo de envelhecimento e a fase da velhice. Estas iniciativas proporcionam ao idoso uma maior sociabilização, bem-estar, mobilização de recursos pessoas para enfrentamento das dificuldades cotidianas e acesso às informações de prevenção de doenças e promoção da saúde.

Experiências realizadas no âmbito da assitência social demonstram que os idosos participantes de atividades socioeducativas, sendo a maioria mulheres e viúvas, desenvolvem um maior enjamento em suas atividades sociais, prevenindo isolamento social e algumas doenças, como a depressão. Além disso, a troca de experiências entre os participantes permite a ressignificação de atitudes em relação ao próprio processo de envelhecer.



Comemoração de Encerramento da Oficina de Envelhecimento e Qualidade de Vida. 2010












A troca de saberes e experiências permite ampliar a rede de apoio social dos idosos












Comemoração de Encerramento da Oficina de Memória. 2010







KARINA DE LIMA FLAUZINO
Gerontóloga

Read User's Comments(0)

Dança Sênior

A Dança Sênior é uma dança específica para idosos originada em 1993 no Brasil, reunindo a nível nacional dirigentes que proporcionam maior qualidade de vida para os participantes. Com movimentos suaves, passos curtos e ritmos contagiantes a Dança Sênior oferece muitos benefícios para a saúde do idoso e daqueles em processo de envelhecimento, melhorando a flexibilidade, agilidade e coordenação.

A Dança Sênior foi criada em 1974 a partir da idéia de um grupo de pedagogos sociais da Alemanha, liderado por Ilse Tutt, que começaram a desenvolver atividades com idosos em Ancianatos. Em 1977 foi fundada a Federação Nacional da Dança Sênior da Alemanha, difundindo a Dança Sênior por toda a Europa. A principal missão da Dança Sênior é "promover saúde e qualidade de vida a pessoas da terceira idade através de exercícios físicos e atividades sociais de integração".

Dentre os benefícios da Dança Sênior, destacam-se: melhor coordenação motora, maior segurança através do domínio do corpo, melhor circulação sanguínea prevenindo problemas cardiovasculares, maior capacidade cognitiva por meio da memorização de passos e manutenção da capacidade intelectual.

A música estimula movimentos espontâneos até mesmo daqueles que não possuem nenhuma experiência em dança. As coreografias são realizadas em círculos, permitindo abertura para a comunicação social, e também, pode ser realizada sentada e em pé, integrando os participantes com restrições de mobilidade.

Dança Sênior em Salto
A partir do dia 26 de janeiro de 2011, todas às quartas-feiras, das 15h00 às 16h00 na Sede Social do Grupo Saltense da Melhor Idade, localizado na Rua Rui Barbosa, nº 865, Centro, Salto/SP.




Foto: Apresentação de Dança Sênior Sentada realizada no CRAS Saltense com idosos participantes da Oficina de Memória, 2010.






Para mais informações sobre a Dança Sênior consulte: http://www.portalbethesda.org.br/


KARINA DE LIMA FLAUZINO
Gerontóloga e Dirigente de Dança Sênior

Read User's Comments(0)

Nutrição e estética

Nutrição e estética

Ahh, nós mulheres! Atire a primeira pedra quem não se sente incomodada com alguma parte do corpo? Sejam algumas gordurinhas sobrando ou faltando, uma celulite aqui, uma espinha no rosto, estrias no bumbum, uma ruga ao redor dos olhos. Seja o que for, toda mulher sempre quer mudar algo.

A boa notícia é que através de uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável é possível melhorar muito esses problemas, ou seja, a beleza pode ser melhorada de dentro para fora.

Para que uma dieta seja eficiente, a nutrição deve ser realizada a nível celular para nutrir da melhor forma as células do nosso corpo, retardando os efeitos do envelhecimento e melhorando a saúde como um todo.

Uma dieta bem elaborada por um nutricionista e claro, seguida à risca pelo seu cliente, é capaz de atingir o peso adequado, evitar e combater doenças, melhorar o aspecto da pele, amenizar celulites, prevenir o aparecimento de estrias, diminuir acnes e espinhas e potencializar o resultado de tratamentos estéticos.

Uma alimentação equilibrada também está cada vez mais relacionada ao bem estar, boa disposição física e longevidade.

Para uma dieta personalizada consulte um nutricionista!

Fernanda da Silva
Nutricionista

Read User's Comments(0)