FÉRIAS e ALIMENTAÇÃO

Crianças entrando em férias muitas vezes podem significar preocupação para as mamães. Entre as principais dúvidas de como ocupar o tempo das crianças, a alimentação também pode ficar prejudicada, ou não se você usar as férias em favor da saúde dos pequenos.


Elabore um cronograma para facilitar sua vida. Sente com as crianças e converse, estipule horários para assistir TV, brincar no computador, fazer atividades ao ar livre e principalmente, horário para a alimentação.
Fracione as porções ao longo do dia, ou seja, café da manhã, almoço e janta. Entre essas principais refeições um pequeno lanche que pode ser uma fruta com cereal, um copo de vitamina de frutas, um lanche natural, entre outros.

Incluam nas refeições diárias frutas da estação, verduras, legumes, grelhados, assados ou refogados. Evitar frituras e alimentos altamente condimentados. Para quem vai ao litoral, atenção também para o consumo de frutos do mar por menores de 2 anos de idade, o risco de intoxicação é maior.
Evite o consumo de doces, salgadinhos e refrigerantes. Estes são chamados de calorias vazias, pois são altamente energéticos e não oferecem benefícios ao corpo, ocasionando o aumento de peso tanto em crianças magras como nas acima do peso. Use o bom senso! Escolha no máximo 2 dias por semana para liberar algum desses alimentos, mas evite oferecê-las antes do almoço ou jantar, pois tendem a tirar o apetite da criança.
Não descuide da hidratação dos pequenos, uma vez que eles estarão tão entretidos em brincar, ofereça ao longo do dia água ou suco natural, no verão o risco de desidratação é alto.
E se a criança brincar sob o sol, não descuide da fotoproteção seguindo sempre as orientações do rótulo do protetor solar e do horário de exposição ao sol, antes das 10hs ou após as 16hs.

                                                                             Boa Férias!!!!!!
Fernanda da Silva
Nutricionista

0 comentários:

Postar um comentário