Envelhecimento cutâneo


Uma das coisas mais notadas em nosso corpo ao passar dos anos é o envelhecimento da pele que ele tem uma relação direta com o consumo de alimentos, consumo de álcool, cigarro, entre outros fatores genéticos e ambientais. A opção mais acessível é cuidar do que comemos.

O estilo de vida que levamos dita a produção de radicais livres, quanto menos saudável maior a produção de radicais livres e, conseqüentemente, os danos às células do nosso corpo.

Os efeitos mais visíveis são através de rugas, flacidez, linhas de expressão, manchas, etc. Mas não podemos esquecer que todos os nossos tecidos e órgãos internos também são formados por células, que também são prejudicadas.

A vida moderno nos leva a consumir tudo que é rápido e nem sempre tão saudável. Fast foods e produtos industrializados contém grande quantidade de aditivos químicos (conservantes, corantes, acidificantes, sódio, gorduras saturadas e trans, emulsificantes, entre outros) que não trazem nenhum benefício ao nosso organismo.

Através de uma dieta saudável e adequada ao seu biótipo é possível retardar os efeitos do envelhecimento dos nossos órgãos e da nossa pele. Se você ingerir alimentos saudáveis, os nutrientes presentes nestes ajudam a neutralizar a ação negativa dos radicais livres e a diminuir a produção destes, diminuindo os efeitos do envelhecimento.

Em pouco tempo você perceberá a pele mais bonita, maior disposição e a sensação de que tudo está funcionando corretamente em seu organismo. Sem falar na diminuição do risco de doenças como diabetes, câncer e doenças cardíacas. Também perceberá melhora no funcionamento intestinal, que geralmente é obstipado em pessoas que não tem uma alimentação saudável.

A Nutrição pode contribuir positivamente na idade biológica por meio de uma dieta equilibrada. Mas não esqueça de incluir na sua vida atividades físicas, vida social saudável e relacionamentos prazerosos e gratificantes. Felicidade também é um santo remédio!

Fernanda da Silva
Nutricionista
                                               

0 comentários:

Postar um comentário