Envelhecimento cutâneo


Uma das coisas mais notadas em nosso corpo ao passar dos anos é o envelhecimento da pele que ele tem uma relação direta com o consumo de alimentos, consumo de álcool, cigarro, entre outros fatores genéticos e ambientais. A opção mais acessível é cuidar do que comemos.

O estilo de vida que levamos dita a produção de radicais livres, quanto menos saudável maior a produção de radicais livres e, conseqüentemente, os danos às células do nosso corpo.

Os efeitos mais visíveis são através de rugas, flacidez, linhas de expressão, manchas, etc. Mas não podemos esquecer que todos os nossos tecidos e órgãos internos também são formados por células, que também são prejudicadas.

A vida moderno nos leva a consumir tudo que é rápido e nem sempre tão saudável. Fast foods e produtos industrializados contém grande quantidade de aditivos químicos (conservantes, corantes, acidificantes, sódio, gorduras saturadas e trans, emulsificantes, entre outros) que não trazem nenhum benefício ao nosso organismo.

Através de uma dieta saudável e adequada ao seu biótipo é possível retardar os efeitos do envelhecimento dos nossos órgãos e da nossa pele. Se você ingerir alimentos saudáveis, os nutrientes presentes nestes ajudam a neutralizar a ação negativa dos radicais livres e a diminuir a produção destes, diminuindo os efeitos do envelhecimento.

Em pouco tempo você perceberá a pele mais bonita, maior disposição e a sensação de que tudo está funcionando corretamente em seu organismo. Sem falar na diminuição do risco de doenças como diabetes, câncer e doenças cardíacas. Também perceberá melhora no funcionamento intestinal, que geralmente é obstipado em pessoas que não tem uma alimentação saudável.

A Nutrição pode contribuir positivamente na idade biológica por meio de uma dieta equilibrada. Mas não esqueça de incluir na sua vida atividades físicas, vida social saudável e relacionamentos prazerosos e gratificantes. Felicidade também é um santo remédio!

Fernanda da Silva
Nutricionista
                                               

Read User's Comments(0)

FÉRIAS e ALIMENTAÇÃO

Crianças entrando em férias muitas vezes podem significar preocupação para as mamães. Entre as principais dúvidas de como ocupar o tempo das crianças, a alimentação também pode ficar prejudicada, ou não se você usar as férias em favor da saúde dos pequenos.


Elabore um cronograma para facilitar sua vida. Sente com as crianças e converse, estipule horários para assistir TV, brincar no computador, fazer atividades ao ar livre e principalmente, horário para a alimentação.
Fracione as porções ao longo do dia, ou seja, café da manhã, almoço e janta. Entre essas principais refeições um pequeno lanche que pode ser uma fruta com cereal, um copo de vitamina de frutas, um lanche natural, entre outros.

Incluam nas refeições diárias frutas da estação, verduras, legumes, grelhados, assados ou refogados. Evitar frituras e alimentos altamente condimentados. Para quem vai ao litoral, atenção também para o consumo de frutos do mar por menores de 2 anos de idade, o risco de intoxicação é maior.
Evite o consumo de doces, salgadinhos e refrigerantes. Estes são chamados de calorias vazias, pois são altamente energéticos e não oferecem benefícios ao corpo, ocasionando o aumento de peso tanto em crianças magras como nas acima do peso. Use o bom senso! Escolha no máximo 2 dias por semana para liberar algum desses alimentos, mas evite oferecê-las antes do almoço ou jantar, pois tendem a tirar o apetite da criança.
Não descuide da hidratação dos pequenos, uma vez que eles estarão tão entretidos em brincar, ofereça ao longo do dia água ou suco natural, no verão o risco de desidratação é alto.
E se a criança brincar sob o sol, não descuide da fotoproteção seguindo sempre as orientações do rótulo do protetor solar e do horário de exposição ao sol, antes das 10hs ou após as 16hs.

                                                                             Boa Férias!!!!!!
Fernanda da Silva
Nutricionista

Read User's Comments(0)

Nutrição e estética

Ahh, nós mulheres! Atire a primeira pedra quem não se sente incomodada com alguma parte do corpo? Sejam algumas gordurinhas sobrando ou faltando, uma celulite aqui, uma espinha no rosto, estrias no bumbum, uma ruga ao redor dos olhos. Seja o que for, toda mulher sempre quer mudar algo.

A boa notícia é que através de uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável é possível melhorar muito esses problemas, ou seja, a beleza pode ser melhorada de dentro para fora.

Para que uma dieta seja eficiente, a nutrição deve ser realizada a nível celular para nutrir da melhor forma as células do nosso corpo, retardando os efeitos do envelhecimento e melhorando a saúde como um todo.

Uma dieta bem elaborada por um nutricionista e claro, seguida à risca pelo seu cliente, é capaz de atingir o peso adequado, evitar e combater doenças, melhorar o aspecto da pele, amenizar celulites, prevenir o aparecimento de estrias, diminuir acnes e espinhas e potencializar o resultado de tratamentos estéticos.

Uma alimentação equilibrada também está cada vez mais relacionada ao bem estar, boa disposição física e longevidade.

Para uma dieta personalizada consulte um nutricionista!



Fernanda da Silva
Nutricionista

Read User's Comments(0)

Comemoração da Semana do Idoso - 2010

O evento em comemoração à Semana do Idoso foi realizado no dia 27 de setembro de 2010 na Sede Social do Grupo Saltense da Melhor Idade, localizado no centro da cidade de Salto.
 

De organização da Diretoria do GSMI e da Gerontóloga Karina de Lima Flauzino, o evento abordou temas a respeito dos Benefícios da Atividade Física e os Cuidados com a Medicação.








A Presidente do GSMI, Iolanda Gilberti Perez, apresentou os palestrantes: Schneyder Bonafé (Farmacêutica), Rafael Stefano (Educador Físico) e Karina Flauzino (Gerontóloga).









Informações educativas a respeito da importância da realização de atividade física  regular permite estimular idosos inativos a adotarem um hábito de vida saudável à medida que envelhecem, prevenindo doenças e promovendo maior qualidade de vida.  

Esclarecer dúvidas sobre os cuidados com as medicações e, principalmente, sobre os riscos da automedicação torna-se fundamental para a população idosa, visto que muitos utilizam mais de um medicamento para controle de doenças crônicas.

KARINA DE LIMA FLAUZINO
Gerontóloga










Read User's Comments(0)